Decoração

Adega em casa: 3 dicas para escolher a ideal para seu apartamento

dezembro 26, 2019
Tempo de leitura 3 min

Você já deve ter considerado a ideia de ter uma adega em casa, não é mesmo? Saiba que esse pode ser um investimento inteligente, uma vez que é uma excelente maneira de armazenar todos os tipos de rótulos na temperatura correta, o que garante o envelhecimento adequado e perfis de sabor precisos.

Para quem gosta de organizar festas, uma adega torna o serviço muito mais interessante. Se você é um colecionador obstinado ou apenas quer manter algumas garrafas dos seus bons vinhos conservados corretamente, aqui estão algumas dicas que reunimos para ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu apartamento. Acompanhe!

1. Leve em conta a capacidade de armazenamento

Na hora de comprar, é importante observar se o item escolhido tem capacidade de garrafa suficiente para manter sua coleção e ainda permitir que ela cresça. Afinal, com a vantagem do armazenamento eficiente, é inevitável não desejar renovar sua coleção com mais frequência e ter sempre à mão vinhos bem conservados, não é verdade?

2. Avalie o tipo de refrigeração

O controle de temperatura é a maior razão para investir em uma adega em casa. No entanto, antes de escolher as opções de resfriamento, é essencial entender a condição ideal para cada tipo de vinho. Como regra geral, podem ser divididos em três categorias:

  • vinhos tintos tradicionalmente são servidos à temperatura ambiente, algo em torno de 15 °C e 18 °C;
  • vinhos brancos normalmente têm um sabor melhor, mas se estiverem muito gelados você não conseguirá distinguir os toques delicados no paladar. Por isso, devem ser oferecidos entre 10 °C e 15 °C;
  • vinhos espumantes são melhores quando apreciados da maneira mais fria possível. Por exemplo, 4 °C.

Refrigeração única

Os modelos menores de adega tendem a ser de refrigeração única. Ela mantém todos os vinhos uniformemente resfriados nas prateleiras, sendo ótima para quando você precisa de um armazenamento compacto ou já sabe o que gosta e não costuma ramificar sua coleção. É importante destacar que todo vinho fica bem conservado a 12 °C.

Refrigeração dupla

Investir nesse tipo de adega em casa permite que você ajuste seu armazenamento ao fornecer dois compartimentos, cada um com um painel de controle individual. É perfeita para conservar vinhos espumantes junto a garrafas de vinho tinto ou branco.

Essa alternativa é boa caso esteja começando sua exploração no mundo dos vinhos. Conseguir armazenar corretamente uma variedade de categorias possibilita que você leve para casa qualquer rótulo que achar interessante em suas viagens.

Também pode considerar o modelo se costuma confraternizar frequentemente. Assim, será capaz de oferecer uma bebida perfeita, sem planejar com antecedência.

3. Considere a qualidade e garantia do item

Depois de decidir os elementos básicos, é hora de analisar os atributos de segurança, conveniência e estilo que transformam a sua adega em algo verdadeiramente especial. Inicialmente, é essencial que o produto contenha bloqueio de criança para evitar possíveis problemas.

Para um visual de alta qualidade, a superfície de aço inoxidável é a melhor opção para compor a decoração do seu projeto. A iluminação LED também é um recurso que facilita a leitura dos rótulos e não emitem muito calor, por isso, não correrá o risco de aquecer seus vinhos. Outro fator que manterá os produtos mais frescos são os painéis de vidro triplo que mantêm o isolamento mais eficaz.

Como pode ver, o armazenamento adequado possibilita a organização das suas garrafas para que você encontre exatamente o que está procurando no momento especial. Além disso, ter uma adega em casa, acrescentando esse elemento em sua cozinha colabora com a valorização do seu imóvel .

Se você gostou dessas dicas para instalar uma adega em casa, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar outras ideias para uma decoração mais funcional para o seu ambiente: estamos no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário