Decoração

5 dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

maio 25, 2020
Tempo de leitura 4 min

É cada vez mais comum encontrar casas e apartamentos que refletem a praticidade da vida moderna, seja por meio de plantas funcionais, seja pela presença de cômodos compactos. Para os proprietários desses imóveis, uma das dúvidas recorrentes costuma estar relacionada à decoração de banheiro pequeno.

Você também tem um ambiente com metragem reduzida e precisa encontrar alternativas para deixá-lo com uma boa aparência? Nesse caso, vale a pena focar em soluções que valorizem o espaço disponível.

Acompanhe as dicas que separamos para atingir esse objetivo!

1. Mude a iluminação

Uma forma prática de atualizar a estética de um banheiro pequeno é mexer nos recursos de luz. Você pode até pensar que uma lâmpada centralizada é suficiente para clarear o local, mas lembre-se de que isso tende a gerar sombras indesejadas.

Os cantos escurecidos, por sua vez, escondem detalhes e fazem com que o ambiente pareça menor. Para evitar esse efeito, adicione novos pontos de luz nas paredes ou no forro. Uma fileira de spots embutidos no teto ou um par de arandelas ao lado do espelho, por exemplo, ajudam a realçar a iluminação.

2. Invista em acabamentos neutros

Independentemente da sua preferência por determinado estilo de decoração, é importante priorizar recursos atemporais que mantenham o ambiente sempre atual. As cores neutras cumprem bem esse papel, porque harmonizam com tudo — desde acessórios clássicos até ornamentos contemporâneos.

Opções como branco, cinza, bege e fendi fazem parte das cartelas neutras e podem aparecer nos acabamentos do seu banheiro. Há uma série de produtos com essas tonalidades para você investir, desde pequenas pastilhas até grandes placas de porcelanatos.

Se o objetivo for fazer com que o espaço pareça maior, a dica é escolher peças claras para revestir tanto o piso quanto as paredes. Elas refletem melhor a luz natural ou artificial, fazendo com que se espalhe pelo ambiente e gere amplitude.

3. Use espelhos para ampliar visualmente

Já que falamos de reflexos que distribuem a luz, não poderíamos esquecer os famosos espelhos. Além de auxiliarem as pessoas em seus cuidados diários com a beleza, esses elementos também podem ser peças-chave na decoração de banheiro pequeno.

Isso porque reproduzem a imagem à sua frente, dando a impressão de que as superfícies do recinto foram multiplicadas. Para aproveitar esse efeito ao máximo, coloque um espelho grande na área da pia ou sobre a bancada que abriga a cuba.

Peças com acabamento reflexivo ou acessórios metalizados são ótimos complementos dos itens espelhados. Então, capriche nos elementos feitos com algum material brilhante — uma torneira cromada, um toalheiro de alumínio, uma lixeira de inox etc.

4. Priorize móveis e acessórios funcionais

Evite preencher o espaço do seu banheiro com itens muito volumosos. Isso compromete a área de circulação que já tende a ser limitada em um local pequeno, diminuindo o conforto das pessoas.

O ideal é priorizar gabinetes compactos, flutuantes e equipados com gavetas e portinhas. Assim você terá espaço suficiente para guardar cosméticos e produtos de higiene, sem que precise ocupar parte do piso ou uma grande área da parede.

Além do móvel, tenha cuidado com a escolha do box. Modelos de vidro liso e transparente são os mais indicados porque não criam barreiras visuais. Em outras palavras, permitem uma continuidade a partir do olhar do observador, que consegue enxergar cada detalhe do ambiente.

5. Aproveite o espaço vertical

Essa dica é valiosa para todos os imóveis com cômodos pequenos. A proposta consiste em tirar proveito das paredes para ganhar alguns centímetros na hora de guardar pertences.

No caso do banheiro, compensa instalar nichos ou prateleiras em diferentes alturas para apoiar todas as coisas que não couberem no gabinete. Você também tem a opção de usar essas superfícies para expor plantas em vasos, velas perfumadas e difusores com essências.

Combine todas as dicas e você terá uma decoração de banheiro pequeno com múltiplas funções: a de embelezar, de perfumar e de facilitar a vida de toda a família. Não espere para colocá-las em prática e transformar o ambiente em um lugar mais atrativo.

Ainda não acompanha a gente pelas redes sociais? Siga agora os nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário