Decoração

8 dicas para você acertar na decoração escandinava e industrial

novembro 29, 2019
Tempo de leitura 4 min

A decoração escandinava e industrial se tornou uma das tendências favoritas em muitos projetos arquitetônicos. Com um foco na simplicidade, minimalismo e funcionalidade, este movimento, surgido na década de 50, adicionou um toque de elegância aos apartamentos atuais.

Como o próprio nome já sugere, o estilo escandinavo foi originado nos países nórdicos. Considerando que os habitantes dessa região gostam de passar o tempo fazendo longas caminhadas, pescando, caçando ou acampando, a decoração das casas costuma se inspirar na natureza, levando cores naturais em seus elementos.

Neste post, vamos apresentar excelentes dicas para você elaborar soluções incríveis para trazer a beleza e o clima agradável do ar livre para o design de interiores. Continue acompanhando!

1. Iluminação é essencial na decoração escandinava

Com apenas sete horas de iluminação natural durante os meses de inverno nos países escandinavos, é primordial que o design de interiores tenha um bom projeto luminotécnico. Embora essa não seja nossa realidade no Brasil, esse estilo exige uma iluminação adequada para trazer a atmosfera nórdica ao ambiente.

Aposte nos pendentes em estilo industrial sobre a mesa de jantar e na sala de estar. Incluir velas nos ambientes também é fundamental para dar mais brilho ao espaço, principalmente durante ocasiões especiais.

2. Considere as formas e a funcionalidade dos móveis

Aposte em sofás, mesas e cadeiras com tendências modernas, com bordas arredondadas suaves e tons naturais. A decoração escandinava também se apropria dos designs inovadores e funcionais dos projetos modernos. Portanto, instalar prateleiras de parede com vários níveis e tonalidades vibrantes cria um ótimo ponto focal no ambiente.

Além disso, instale assentos mais baixos e largos com pernas abertas e armações de metal simples. Isso garante o conforto e uma estética incrível ao cômodo. A funcionalidade dos sofás modulares também é uma forma de oferecer a liberdade de reorganizá-los facilmente quando necessário, criando um ambiente mais versátil para o seu apartamento.

3. Deixe a matéria-prima à mostra

Parte da beleza do design de interiores é a sua simplicidade. Isso acontece principalmente no estilo industrial, que destaca matérias-primas como cimento, madeira e aço, tornando-as a estrela do ambiente. Cozinhas de aço inoxidável, paredes de concreto e luminárias de metal se prestam tanto a um espaço industrial como escandinavo.

Comece a construir o visual, introduzindo móveis que combinam madeira e metal. Considere prateleiras abertas com suportes de metal ou tente emparelhar uma mesa de jantar de madeira com cadeiras de metal.

4. Espalhe flores frescas e folhagens pela casa

É fundamental colorir o ambiente utilizando flores ou folhagens nos cômodos. As plantas dão um charme especial ao ambiente, tornando-se uma necessidade incorporá-las na decoração. Desse modo, não poupe na hora de acrescentar arranjos decorativos, miniaturas de árvores, suculentas ou outras espécies de plantas no projeto arquitetônico.

5. Brinque com as cores

A paleta de cores mais associada à decoração escandinava é composta por branco, cinza, preto e marrom. A combinação entre essas cores cria uma composição limpa que estimula a tranquilidade.

Mas você também pode introduzir outros tons ao ambiente, como rosa, azul e verde. Em espaços escandinavos típicos, as paredes são mantidas em branco, permitindo que a mobília e os objetos decorativos se destaquem.

No caso da decoração industrial, as cores se inclinam para tons escuros e terrosos para combinar com os elementos naturais muito presentes no espaço. Embora você não encontre muitas cores brilhantes em um espaço industrial, isso não significa que você não possa usar cores de destaque.

Escolha tons quentes e sutis, como vermelho, verde e mostarda, para complementar a sua composição e dar aquele toque de cor.

6. Deixe a luz natural entrar

Contribuindo para a ideia de deixar todos os espaços bem iluminados durante o dia, os ambientes escandinavos tendem a manter as janelas sem tantas coberturas. Caso seja do interesse dos moradores, é importante optar por tecidos leves e claros.

7. Escolha elementos decorativos simples

Os detalhes decorativos do design escandinavo são de estilo simples. Vasos de cerâmica elegantes e travesseiros com padrões geométricos, por exemplo, adicionam cor e textura sutis ao apartamento. Considerando que o projeto é baseado em países frios, inserir elementos têxteis quentes é essencial, como peles de ovelhas e mantas de lã que proporcionam muito aconchego.

8. Combine madeira e acabamentos metálicos

A decoração escandinava moderna usa madeira não apenas no piso, mas também de forma decorativa nos móveis, como mesas de jantar e bancadas da cozinha. Há uma tendência popular de aplicar acabamentos metálicos nas iluminações e nos assentos. Pendentes e castiçais de cobre são maneiras de adicionar brilho a uma sala, por exemplo.

Usando essas dicas, você poderá criar um espaço que incorpora simplicidade, funcionalidade e beleza ao design de interior. O importante é seguir o mantra “menos é mais”, mantendo os cômodos limpos e visualmente relaxantes.

Se você gostou dessas sugestões para o seu projeto de decoração escandinava, compartilhe este post nas suas redes sociais agora mesmo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário