Mercado Imobiliário

4 dicas para valorizar a locação de apartamento

novembro 19, 2019
Tempo de leitura 3 min

A decisão de comprar um imóvel para, futuramente, alugá-lo, pode ser uma alternativa excelente para aumentar seu patrimônio e suas finanças. Contudo, determinar o valor a ser cobrado é uma dificuldade que muitas pessoas enfrentam, justamente por não conhecerem alguns fatores que impactam diretamente na valorização do bem.

Está pensando em investir em locação de apartamento? Então este artigo é para você! Veja a seguir alguns pontos que merecem atenção no momento de precificar o aluguel e obter retorno sobre o investimento.

1. Localização 

Sem dúvida, o aspecto mais importante na hora de escolher um imóvel para alugar é localização. A preferência da maioria das pessoas é sempre por locais próximos ao trabalho, à faculdade ou à escola dos filhos, além de áreas de lazer.

Além disso, as regiões mais procuradas também contam com serviços essenciais nas proximidades — como bancos, padarias, supermercados, hospitais e farmácias —, tornando o acesso mais facilitado e, consequentemente, otimizando o tempo.

2. Segurança 

Outro item a ser considerado no momento da busca por um imóvel é a segurança. É recomendável se informar acerca das medidas de prevenção adotadas pelos condomínios antes de escolher o imóvel para investir.

Uma dica valiosa: prefira um local que conte com equipamentos para auxiliar na segurança, como câmeras, sensores de presença, porteiros e vigilantes. Essas são algumas soluções simples, mas, quando bem utilizadas, podem tornar o local muito mais seguro

3. Pesquisa de mercado

Saber qual é a média do aluguel na região, antes de realizar a compra, é outro ponto importante para avaliar o investimento e, consequentemente, melhorar a sua taxa de retorno

Para isso, a pesquisa de mercado é um recurso interessante. Ela pode ser feita por meio dos portais imobiliários ou mesmo acompanhando os jornais e revistas de grande circulação e credibilidade da região escolhida. 

4. Acabamentos

No mercado imobiliário, muitas vezes é possível perceber que imóveis similares podem ter preços bem diferentes, mesmo quando esses apartamentos estão localizados no mesmo condomínio. Isso acontece, normalmente, em razão da conservação do imóvel e de elementos estruturais e decorativos que agregam valor ao bem.

Um fator capaz de valorizar o imóvel e torná-lo mais atrativo são os armários planejados, projetados e instalados de forma personalizada, com criatividade e requinte, para o total aproveitamento do espaço. Essa é, com certeza, uma comodidade e economia para o inquilino. Além disso, itens como box e espelho devem ser obrigatórios.

Contudo, vale ressaltar que, caso ainda não existam esses itens no apartamento, nada impede que o investidor os providencie, principalmente se o imóvel estiver localizado em um bom condomínio e disponha dos requisitos mencionados até aqui.

Nesse caso, é interessante, ainda, que o investidor use a reforma como oportunidade para negociar um melhor valor para a compra.

Pronto, agora você já sabe no que deve ficar atento na hora de investir em locação de apartamento. Lembre-se de analisar suas características, conhecer a região e, caso seja necessário, contar com a ajuda de um corretor para fazer uma avaliação do imóvel.

Nossas dicas sobre o que valorizar na locação de apartamento foram relevantes para você? Então, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conferi-lo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário